COMUNICAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS NA PRESTAÇÃO DA ASSISTENCIA À SAÚDE EM AMBIENTE PERIÓPERATÓRIO
Palavras-chave:
Enfermagem perioperatória , Estágio Clínico, Assistência Integral à Saúde, Comunicação InterdisciplinarResumo
Objetivo: Relatar e analisar criticamente a experiência de estágio curricular de acadêmicos de Enfermagem em um hospital público de urgência, com foco na comunicação entre estudantes e profissionais de saúde na prestação da assistência perioperatória. Método: Trata-se de um relato de experiência descritivo, baseado na vivência de 09 alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública estadual no município de Picos-PI. O estágio ocorreu entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, nos setores de cuidados pré e pós-operatórios e no centro cirúrgico de um hospital de urgência. Resultados: A vivência proporcionou aos alunos oportunidades de interagir com a equipe multiprofissional, destacando a importância da comunicação para a continuidade e segurança do cuidado. Os alunos puderam participar de atividades privativas de enfermagem e daquelas que o enfermeiro realiza como membro da equipe multiprofissional. Contudo, desafios como barreiras hierárquicas, falta de clareza nas instruções e dificuldades em integrar as práticas acadêmicas à dinâmica hospitalar limitaram o fluxo comunicacional. Momentos de troca de informações, como passagens de plantão e discussões de caso, serviram como espaços para aprimorar habilidades de comunicação e construir relações de confiança entre acadêmicos e profissionais. Conclusão: A experiência reforçou que a comunicação eficaz entre acadêmicos e profissionais é essencial para a prestação de uma assistência perioperatória segura e de qualidade. O estágio permitiu desenvolver competências comunicacionais e compreender a importância do diálogo estruturado para promover o trabalho em equipe, superar barreiras hierárquicas e integrar teoria e prática no cuidado ao paciente.
