COMUNICAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS NA PRESTAÇÃO DA ASSISTENCIA À SAÚDE EM AMBIENTE PERIÓPERATÓRIO

Autores

  • Francisco Railan Alves de Moraes UESPI Autor https://orcid.org/0000-0002-3875-2131
  • DÉBORA DO NASCIMENTO GUEDES Autor
  • MARIA VITÓRIA DA COSTA ALVES Autor
  • DAYANNA YASMINIE LIMA VASCONCELOS SANTOS Autor
  • EMANUELLA DE LIMA LEAL CAMPOS ARAÚJO Autor
  • GERDANE CELENE NUNES CARVALHO Autor
  • MARILUSKA MACEDO LOBO DE DEUS OLIVEIRA Autor

Palavras-chave:

Enfermagem perioperatória , Estágio Clínico, Assistência Integral à Saúde, Comunicação Interdisciplinar

Resumo

Objetivo: Relatar e analisar criticamente a experiência de estágio curricular de acadêmicos de Enfermagem em um hospital público de urgência, com foco na comunicação entre estudantes e profissionais de saúde na prestação da assistência perioperatória. Método: Trata-se de um relato de experiência descritivo, baseado na vivência de 09 alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública estadual no município de Picos-PI. O estágio ocorreu entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, nos setores de cuidados pré e pós-operatórios e no centro cirúrgico de um hospital de urgência. Resultados: A vivência proporcionou aos alunos oportunidades de interagir com a equipe multiprofissional, destacando a importância da comunicação para a continuidade e segurança do cuidado. Os alunos puderam participar de atividades privativas de enfermagem e daquelas que o enfermeiro realiza como membro da equipe multiprofissional. Contudo, desafios como barreiras hierárquicas, falta de clareza nas instruções e dificuldades em integrar as práticas acadêmicas à dinâmica hospitalar limitaram o fluxo comunicacional. Momentos de troca de informações, como passagens de plantão e discussões de caso, serviram como espaços para aprimorar habilidades de comunicação e construir relações de confiança entre acadêmicos e profissionais. Conclusão: A experiência reforçou que a comunicação eficaz entre acadêmicos e profissionais é essencial para a prestação de uma assistência perioperatória segura e de qualidade. O estágio permitiu desenvolver competências comunicacionais e compreender a importância do diálogo estruturado para promover o trabalho em equipe, superar barreiras hierárquicas e integrar teoria e prática no cuidado ao paciente.

Biografia do Autor

  • Francisco Railan Alves de Moraes, UESPI

    Graduado no curso de Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Enfermeiro Analista de Treinamento da Linha de Cuidados com IAM e AVC (MedSafe Brasil). Pós-Graduado em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde (UNIFATECIE), Pós-Graduado em Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior (ESTRATEGO) e integrante do Grupo de Pesquisa Qualidade e de Vida em Saúde (GPEQ/UESPI), integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões Esperança Garcia (GEPEG/UESPI): Constitucionalismo, Democracia e Garantias de Direitos Fundamentais de Grupos Vulneráveis. Possui formação em Técnico em Desenvolvimento de Software. Tem experiência na área de Ciências da saúde (Enfermagem) e Ciência da Computação. Trabalhando com as linhas de pesquisa e extensão voltadas a saúde mental, direitos humanos, qualidade de vida e direitos fundamentais de grupos vulneráveis.

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Publicado

10.02.2025