Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

A Revista Piauiense de Enfermagem - REPEn recebe submissões de trabalhos de pesquisadores e professores nas áreas de Enfermagem. Alunos de graduação podem submeter suas contribuições, preferencialmente em coautoria com os professores.

Requisitos para a submissão:

  1. Os trabalhos enviados para publicação na REPEn devem ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico;
  2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: Artigos, Debates, Dossiê temático, Relatos de experiências inovadoras e resenhas;
  3. Os textos resultantes de pesquisas que envolvem seres humanos (entrevistas, experimentações etc.) devem indicar o respeito aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Quando houver a permissão para a identificação do sujeito e ou uso de imagens, é preciso informar em nota. É preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições que assim o solicitarem;
  4. O trabalho deve possuir de 15 a 35 páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas;
  5. O resumo, abstract e resumen devem conter entre 100 a 250 palavras (apresentando, necessariamente, objetivo, fundamentação teórica e/ou procedimentos metodológico e resultados);
  6. Todos os trabalhos submetidos para avaliação dos pares devem seguir o template do artigo que apresenta todas as instruções referente às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) bem como a formatação do documento. Esse documento não deve ter nenhuma informação que possibilite a identificação dos autores. Os trabalhos submetidos que não seguirem o template de submissão serão rejeitados;
  7. Em um documento a parte, solicita-se que o nome do(s) autor(es) seja escrito por extenso. A filiação acadêmica, orcid e endereço postal eletrônico devem vir abaixo do título conforme o modelo do template para os dados dos autores;
  8. No momento de submissão do artigo, o autor deve anexar dois documentos no sistema. Um com o artigo propriamente dito e outro com os dados dos autores;
  9. Os trabalhos devem contemplar introdução, metodologia, análise dos resultados e conclusões/considerações finais;
  10. A submissão no sistema do artigo e dos dados dos autores devem ser feitos em documentos diferentes e em formato word;
  11. As Referências (de acordo com as normas da ABNT-NBR-6023/2018) devem conter somente as obras citadas no texto;
  12. As notas de rodapé devem ser utilizadas para informações de caráter explicativo, não podendo exceder a de 200 palavras, cada;
  13. A avaliação é "duplo cega", ou seja, o parecerista não tem conhecimento da autoria do manuscrito nem o autor tem conhecimento dos pareceristas;
  14. Os autores devem respeitar as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 

Condições para submissão

Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou registrar uma nova conta.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Certificar-se de que o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissão.

As contribuições devem ser condizentes com o foco e escopo da Revista, e se adequarem às seções (Artigos, Debates, Dossiê Temático, Relatos de Experiências Inovadoras e Resenhas), que contemplem as peculiaridades da pós-graduação (stricto sensu), os programas em funcionamento, as políticas relacionadas e suas articulações com a graduação, a educação básica, a pesquisa e a inovação.

Certificar-se de que os artigos deverão ser originais e inéditos, assim considerados aqueles que nunca foram publicados em qualquer fonte de divulgação.

Certifica-se de que os artigos deverão ser apresentados em arquivo eletrônico, formatados de acordo com as normas da ABNT, em Word e não ultrapassar 2 MB.

Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação de ORCID iD. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. É obrigatório o registro de todos os autores do manuscrito, não apenas do primeiro autor.

O envio de trabalhos é espontâneo, de conformidade com uma das formas de contribuição admitidas, e implica a liberação dos direitos autorais do manuscrito e a concessão à revista do direito, nos termos da licença Creative Commons Attribution – CC by NC.

Declaro estar ciente de que todos os itens das condições acima foram atendidos, e que na omissão de algum deles terei o manuscrito devolvido ou rejeitado, conforme a pré-avaliação.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.

 

Artigos

ARTIGOS 

Submissões espontâneas de textos originais contendo resultados de pesquisas de natureza empírica, teórica ou conceitual com objetivos claros e que apresentem a fundamentação teórica e revisão crítica da literatura pertinente. Devem ser descritos os procedimentos de pesquisa, métodos de coleta e análise dos dados. As questões de pesquisa que orientaram o estudo devem ser apresentadas no texto. No caso de trabalhos que envolvem seres humanos, os aspectos éticos que regem este tipo de pesquisa devem ter sido observados. As contribuições para a respectiva área do conhecimento devem ser explicitadas de forma clara.

DEBATES E DOSSIÊ TEMÁTICO

DEBATES E DOSSIÊ TEMÁTICO – submissões espontâneas, sob demanda do Editor-Chefe e/ou de editor convidado (organizador do dossiê) de artigos originais sobre temas atuais e controversos relacionados ao foco e escopo da REPEn. Para esta seção, serão convidados especialistas para produzir textos que apresentem diferentes opiniões e abordagens sobre o tema em questão.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS – submissões espontâneas de relatos de experiências teórica e metodologicamente fundamentadas, baseadas em projetos inovadores em áreas compatíveis com o foco e o escopo da revista, contendo análise crítica dos processos e resultados.

RESENHAS

RESENHAS - submissões espontâneas ou sob demanda do Editor-Chefe, de análise crítica de livros sobre temas relevantes. Devem apresentar título, referência da obra, dados dos autores/organizadores da obra resenhada, resumo e posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a área. O texto não deverá ultrapassar 3 laudas ou aproximadamente 5.000 caracteres.

DOCUMENTOS

DOCUMENTOS - divulga documentos oficiais e documentos elaborados por comissões ou grupos de trabalho referentes a diretrizes e políticas para a pós-graduação da CAPES.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.