Autores
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Fabrício Fernandes da Silva Lima
Universidade do Estado do Pará
Autor
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ANDREWS MARTINS DA SILVA
Universidade do Estado do Pará
Autor
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ANA CRISTYNNA MACIEL FERREIRA
Universidade do Estado do Pará
Autor
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EMANOEL RODRIGUES MARTINS
Universidade do Estado do Pará
Autor
-
LIWCY KELLER DE OLIVEIRA LOPES LIMA
Universidade do Estado do Pará
Autor
Palavras-chave:
Autocuidado, Riscos Ocupacionais, Metodologia Ativa, Educação Permanente
Resumo
O ambiente assistencial apresenta riscos ocupacionais capazes de comprometer a saúde e a integridade física dos profissionais. Nesse cenário, torna-se imprescindível estimular o autocuidado e a adoção de medidas preventivas para reduzir acidentes laborais e assegurar a qualidade da assistência. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento da Atividade Integrada em Saúde, fundamentada em metodologias ativas. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, realizado no segundo semestre de 2025. A atividade ocorreu durante execução da Atividade Integrada em Saúde, um dos componentes curriculares do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará, desenvolvida a partir do Arco de Charles Maguerez, composto por cinco etapas. Inicialmente, procedeu-se à observação da realidade, com foco nos trabalhadores da Unidade de Saúde Hosana Botelho, no município de Conceição do Araguaia. Posteriormente, foram identificados os problemas relacionados aos riscos ocupacionais que comprometem a saúde desses profissionais. Na sequência, realizou-se o levantamento do referencial teórico que subsidiou o estudo. Por fim, na quarta e quinta etapa, os discentes organizaram e executaram um seminário teórico-informativo, cujo tema central foi “Autocuidado em Saúde Ocupacional”, planejado como intervenção à realidade observada. Com isso, a experiência possibilitou evidenciar a importância da educação permanente e do autocuidado no fortalecimento das práticas laborais no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
Biografia do Autor
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Fabrício Fernandes da Silva Lima, Universidade do Estado do Pará
O ambiente assistencial apresenta riscos ocupacionais capazes de comprometer a saúde e a integridade física dos profissionais. Nesse cenário, torna-se imprescindível estimular o autocuidado e a adoção de medidas preventivas para reduzir acidentes laborais e assegurar a qualidade da assistência. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento da Atividade Integrada em Saúde, fundamentada em metodologias ativas. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, realizado no segundo semestre de 2025. A atividade ocorreu durante execução da Atividade Integrada em Saúde, um dos componentes curriculares do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará, desenvolvida a partir do Arco de Charles Maguerez, composto por cinco etapas. Inicialmente, procedeu-se à observação da realidade, com foco nos trabalhadores da Unidade de Saúde Hosana Botelho, no município de Conceição do Araguaia. Posteriormente, foram identificados os problemas relacionados aos riscos ocupacionais que comprometem a saúde desses profissionais. Na sequência, realizou-se o levantamento do referencial teórico que subsidiou o estudo. Por fim, na quarta e quinta etapa, os discentes organizaram e executaram um seminário teórico-informativo, cujo tema central foi “Autocuidado em Saúde Ocupacional”, planejado como intervenção à realidade observada. Com isso, a experiência possibilitou evidenciar a importância da educação permanente e do autocuidado no fortalecimento das práticas laborais no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
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ANDREWS MARTINS DA SILVA, Universidade do Estado do Pará
O ambiente assistencial apresenta riscos ocupacionais capazes de comprometer a saúde e a integridade física dos profissionais. Nesse cenário, torna-se imprescindível estimular o autocuidado e a adoção de medidas preventivas para reduzir acidentes laborais e assegurar a qualidade da assistência. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento da Atividade Integrada em Saúde, fundamentada em metodologias ativas. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, realizado no segundo semestre de 2025. A atividade ocorreu durante execução da Atividade Integrada em Saúde, um dos componentes curriculares do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará, desenvolvida a partir do Arco de Charles Maguerez, composto por cinco etapas. Inicialmente, procedeu-se à observação da realidade, com foco nos trabalhadores da Unidade de Saúde Hosana Botelho, no município de Conceição do Araguaia. Posteriormente, foram identificados os problemas relacionados aos riscos ocupacionais que comprometem a saúde desses profissionais. Na sequência, realizou-se o levantamento do referencial teórico que subsidiou o estudo. Por fim, na quarta e quinta etapa, os discentes organizaram e executaram um seminário teórico-informativo, cujo tema central foi “Autocuidado em Saúde Ocupacional”, planejado como intervenção à realidade observada. Com isso, a experiência possibilitou evidenciar a importância da educação permanente e do autocuidado no fortalecimento das práticas laborais no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
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ANA CRISTYNNA MACIEL FERREIRA, Universidade do Estado do Pará
O ambiente assistencial apresenta riscos ocupacionais capazes de comprometer a saúde e a integridade física dos profissionais. Nesse cenário, torna-se imprescindível estimular o autocuidado e a adoção de medidas preventivas para reduzir acidentes laborais e assegurar a qualidade da assistência. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento da Atividade Integrada em Saúde, fundamentada em metodologias ativas. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, realizado no segundo semestre de 2025. A atividade ocorreu durante execução da Atividade Integrada em Saúde, um dos componentes curriculares do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará, desenvolvida a partir do Arco de Charles Maguerez, composto por cinco etapas. Inicialmente, procedeu-se à observação da realidade, com foco nos trabalhadores da Unidade de Saúde Hosana Botelho, no município de Conceição do Araguaia. Posteriormente, foram identificados os problemas relacionados aos riscos ocupacionais que comprometem a saúde desses profissionais. Na sequência, realizou-se o levantamento do referencial teórico que subsidiou o estudo. Por fim, na quarta e quinta etapa, os discentes organizaram e executaram um seminário teórico-informativo, cujo tema central foi “Autocuidado em Saúde Ocupacional”, planejado como intervenção à realidade observada. Com isso, a experiência possibilitou evidenciar a importância da educação permanente e do autocuidado no fortalecimento das práticas laborais no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
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EMANOEL RODRIGUES MARTINS, Universidade do Estado do Pará
O ambiente assistencial apresenta riscos ocupacionais capazes de comprometer a saúde e a integridade física dos profissionais. Nesse cenário, torna-se imprescindível estimular o autocuidado e a adoção de medidas preventivas para reduzir acidentes laborais e assegurar a qualidade da assistência. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento da Atividade Integrada em Saúde, fundamentada em metodologias ativas. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, realizado no segundo semestre de 2025. A atividade ocorreu durante execução da Atividade Integrada em Saúde, um dos componentes curriculares do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará, desenvolvida a partir do Arco de Charles Maguerez, composto por cinco etapas. Inicialmente, procedeu-se à observação da realidade, com foco nos trabalhadores da Unidade de Saúde Hosana Botelho, no município de Conceição do Araguaia. Posteriormente, foram identificados os problemas relacionados aos riscos ocupacionais que comprometem a saúde desses profissionais. Na sequência, realizou-se o levantamento do referencial teórico que subsidiou o estudo. Por fim, na quarta e quinta etapa, os discentes organizaram e executaram um seminário teórico-informativo, cujo tema central foi “Autocuidado em Saúde Ocupacional”, planejado como intervenção à realidade observada. Com isso, a experiência possibilitou evidenciar a importância da educação permanente e do autocuidado no fortalecimento das práticas laborais no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
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LIWCY KELLER DE OLIVEIRA LOPES LIMA, Universidade do Estado do Pará
O ambiente assistencial apresenta riscos ocupacionais capazes de comprometer a saúde e a integridade física dos profissionais. Nesse cenário, torna-se imprescindível estimular o autocuidado e a adoção de medidas preventivas para reduzir acidentes laborais e assegurar a qualidade da assistência. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento da Atividade Integrada em Saúde, fundamentada em metodologias ativas. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, realizado no segundo semestre de 2025. A atividade ocorreu durante execução da Atividade Integrada em Saúde, um dos componentes curriculares do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará, desenvolvida a partir do Arco de Charles Maguerez, composto por cinco etapas. Inicialmente, procedeu-se à observação da realidade, com foco nos trabalhadores da Unidade de Saúde Hosana Botelho, no município de Conceição do Araguaia. Posteriormente, foram identificados os problemas relacionados aos riscos ocupacionais que comprometem a saúde desses profissionais. Na sequência, realizou-se o levantamento do referencial teórico que subsidiou o estudo. Por fim, na quarta e quinta etapa, os discentes organizaram e executaram um seminário teórico-informativo, cujo tema central foi “Autocuidado em Saúde Ocupacional”, planejado como intervenção à realidade observada. Com isso, a experiência possibilitou evidenciar a importância da educação permanente e do autocuidado no fortalecimento das práticas laborais no âmbito da Atenção Primária à Saúde.